Países dos leitores

Países dos leitores

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

-" Dilma Rouseff faz comício na Casa de Portugal ?..."

Foram-me enviadas as seguintes mensagens que, de acordo com a isenção partidária que nortea este blogue, passo a divulgar.

Olá Amigas(os) do PortugalClub !
Já encaminhei uma solicitação de esclarecimentos ao sr. presidente da Casa de Portugal de São Paulo sobre a cedência do salão de festas da Casa de Portugal para a candidata Dilma Roussef ferindo assim uma norma estatutária sempre bem zelada durante os quase 75 anos de existencia da Casa de Portugal que prevê e obriga a isenção político-partidária dessa Associação luso-brasileira que tanto orgulha portugueses, brasileiros, luso-descendentes e Amigos de Portugal.

Assim tem sido ao longo desses anos em que candidatos de lá e de cá tem sido recebidos com fildalguia pela Diretoria da Casa nos seus habituais Almoços da Quintas. Jamais a Casa lhes concedeu um espaço para discursos eleitorais e/ou eleitoreiros, e muito menos lhes cederam o salão da Casa de Portugal para comícios.

Abriu-se um precedente perigoso com a presença de Dilma Roussef na Casa de Portugal. Segundo informações o salão teria sido alugado para a CUT, sendo do desconhecimento da Diretoria da Casa de Portugal que a candidata Dilma Roussef estivesse presente.

Estou completamente em desacordo com esse precedente e aguardando o pronunciamento do sr. Presidente da Casa, dr. Julio Rodrigues, pessoa a quem prezo pela seriedade com que dirige a Casa de Portugal.
Abraço
Eulalia Moreno - Sao Paulo- Brasil

Casa de Portugal apóia Dilma Rousseff?
No dia de ontem, dia 17 de agosto, como foi noticiado pelos órgãos de Comunicação Social brasileiros, a candidata a presidência do Brasil pelo Partido dos Trabalhadores(PT) , Dilma Rousseff, participou de um evento no salão de festas da Casa de Portugal de São Paulo, evento esse que teria sido agendado por algumas Centrais Sindicais .
O local que recentemente foi palco da grande confraternização luso-brasileira quando da Copa do Mundo que aconteceu na África do Sul, foi tomado por apoiantes da candidata com gritos de ordem e ataques aos demais candidatos, conforme amplamente noticiado. Ou seja, o salão de festas da Casa de Portugal transformou-se numa arena de confrontos políticos e manifestações sindicais.
Nos seus 75 anos de idade a Casa de Portugal nunca serviu ou deixou servir-se por políticos, candidatos de cá ou d´além mar . Concedeu-lhes apenas o privilégio de serem recebidos com fidalguia nos costumeiros Almoços das Quintas Feiras quando até lhes era permitido falar dos seus programas e propostas para um limitado número de presentes. Recordo-me nos idos anos ,do dr. Mario Soares e do professor Freitas do Amaral distribuindo o seu material de propaganda do lado de fora da Casa de Portugal quando o Consulado Geral de Portugal em São Paulo ainda ali funcionava.
Isso para dizer que a Casa de Portugal por todos considerada como a Mãe das Associações Luso-Brasileiras sempre procedeu de forma supra-partidária não apenas por isso estar previsto nos Estatutos mas por uma questão ética que sempre a regeu, e acredito, continua a reger.
O precedente de Dilma Rousseff é perigoso na medida em que alguns inadvertidamente até podem considerar ser a candidata do PT a candidata da Comunidade Portuguesa de São Paulo. Para dirimir dúvidas, solicitei ao sr. Presidente da Casa de Portugal explicações para o ocorrido. É inadmissível que candidatos a cargos políticos pretendam fazer da Casa de Portugal palco privilegiado para as suas campanhas. Sejam eles de qual partido forem. Eulália Moreno
Ola Amigas(os) do PortugalClub
Se alguém não sabia que o salão da Casa de Portugal supostamente alugado para a CUT serviria para um evento político da candidatura Dilma Roussef e demais candidatos do partido dos Trabalhadores(PT) é porque não acessou a agenda do próprio partido, tornada pública com mais de uma semana de antecedência. Ou seja, os militantes do PT sabiam que na Casa de Portugal haveria um ato político com a presença de Dilma Roussef.

A Diretoria da Casa de Portugal talvez não tenha sabido e assim, atropelando, inadvertidamente, os Estatutos da Casa permitiu um ato político nas suas instalações. Necessário que a Diretoria da Casa de Portugal faça um comunicado público manifestando a sua isenção político-partidária para que a Associação não seja considerada simpatizante da candidata Dilma Rousseff ou de qualquer outra candidatura.

Com a palavra a Diretoria da Casa de Portugal. Eu, como sócia, aguardo e antecipadamente agradeço

Eulalia Moreno - São Paulo- Brasil


Sem comentários:

Enviar um comentário