Países dos leitores

Países dos leitores

domingo, 20 de fevereiro de 2011

- "Os «chokepoints» do Império Português"


                     Extensão das explorações portuguesas e principais chokepoints do Império Português
A expansão portuguesa começou com a conquista de Ceuta em 1415 (que, só por si, já constituiu uma inovação, pois foi a primeira operação anfíbia da história) obedecendo a um plano estratégico, elaborado pelos responsáveis da época, apoiados pelos Infantes Henrique e Pedro, que tinha o objetivo de neutralizar Veneza que detinha o monopólio do fornecimento à Europa das apreciadas mercadorias do Oriente. Veneza adquiria em Alexandria, dominada pelos sultões mamelucos, estas mercadorias que chegavam lá pelas mãos dos mercadores muçulmanos depois de concluírem o trecho final da Rota da Seda.
A estratégia dos portugueses consistia em encontrar o Preste João e fazer dele um aliado que permitisse impedir que Veneza tivesse acesso a essas mercadorias.
Com a subida ao trono de João II o plano estratégico sofre grande evolução definindo como objetivo concreto o cerco em tenaz ao comércio muçulmano.
A progressão dos portugueses foi evolutiva e geograficamente variável abrangendo costas e rios da África Ocidental à procura do Preste João e do estratégico Rio Nilo, passando pela espionagem e pela procura de uma rota marítima alternativa para a fonte das especiarias.
O encontro do Preste João pouco adiantou (os primeiros encontros oficiais só decorreram na Etiópia em 1508 e em Lisboa em 1514) mas pelo caminho ficou consolidada uma economia que mudou o modelo tradicional da economia do país e provocou uma revolução no comércio internacional.
Com o rei Manuel I e depois da chegada à India, concretiza-se o primeiro Império Mundial em Rede e introduz-se a inovação das plataformas estratégicas, hoje denominadas de chokepoints, cobrindo o Atlântico, toda a costa africana, o Mar Vermelho, todo o Índico, a costa ocidental da Índia, o Pacífico até às Molucas e os Mares da China e do Japão.  
As explorações portuguesas, num período de cerca de 100 anos, estenderam-se da Costa Oriental das Américas do Norte e do Sul até ao Japão e à Austrália.

A.Norton

Sem comentários:

Enviar um comentário